Regresso aos Emirados e Golfo Pérsico – Abu Dhabi

Emirados Árabes Unidos

Decorreram 3 anos desde que fui pela primeira vez a Abu Dhabi, Dubai e Oman. Pode ler a crónica neste artigo.

Em abril de 2019 marquei o cruzeiro para Janeiro de 2020. Como é prática minha, marco sempre com muita antecedência para aproveitar as melhores condições tarifárias.

Decidi iniciar o cruzeiro em Abu Dhabi, porque me permitiria poupar 200 euros face ao início no Dubai e também para marcar uma diferença face ao cruzeiro efectuado em 2017.

Desta vez não fui a Oman (Mascate e Khasab), mas fui ao Qatar e Bahrein.

Saí do aeroporto do Porto na Lufthansa até Munique e daí para Abu Dhabi na Etihad Airways.

Como iria viajar para fora do espaço económico europeu, fui à alfândega declarar os equipamentos electrónicos que levava comigo.

Fiquei com uma cópia do documento e é válido para futuras viagens desde que os equipamentos sejam os mesmos.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

• Registe nas notas do seu telemóvel os números de série e equipamentos que costuma levar em viagem
  • Na alfândega de Lisboa ou Porto preencha o documento ou preenchem por si
  • Guarde a cópia

Quando regressar a Portugal, podem pará-lo(a) na alfândega, como me aconteceu. Eu estava preparado.

A mim perguntaram se eu vinha de Frankfurt. Eu disse que vinha de Abu Dhabi (viagem Etihad Abu Dhabi a Frankfurt e Lufthansa desde Frankfurt ao Porto). Eles queriam ver se eu mentia, pois a etiqueta da bagagem refere sempre a companhia de origem (neste caso Etihad). Na alfândega correu tudo muito bem e nem revistaram muito, pois mostrei o papel com os equipamentos que levava.

Portanto, não sonhe sequer em mentir se lhe perguntarem se veio de Frankfurt, de Munique… diga a verdade e correrá tudo bem.

Mas não se esqueça de registar os bens na alfândega.

Abu Dhabi

Aterrei em Abu Dhabi por volta das 06:30 da manhã.

Tinha transfer contratado e cheguei ao meu Hotel às 08:15.

O Hotel era muito bom e foram excepcionais, já que me permitiram tomar um pequeno almoço e fazer o check-in às 09:00 tendo tratado de ter o quarto pronto a essa hora.

Mais, me recomendaram uma casa de câmbio para eu trocar uns dólares que eu tinha, já que no hotel o câmbio era mais desfavorável.

O hotel é este: Al Maha Arjaan by Rotana. Ficarei nele se voltar a Abu Dhabi. Está muito bem localizado na baixa e junto a restaurantes e centros comerciais. Tem táxi à porta.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

• Táxis em Abu Dhabi  – só aceitam dinheiro. Não aceitam cartão de crédito ou débito.
  • Todas as atracções são longe uma das outras e o melhor meio de transporte é o táxi
  • A bandeirada são 5 AED (excepto aeroporto e terminal de cruzeiros que são 20 AED).
  • 1 AED são cerca de 25 cêntimos do euro

Como já tinha visitado a Mesquita Sheikh Zayed na minha primeira passagem pelos Emirados, fui até ao Palácio Presidencial (Qasr Al Watan) junto ao Emirates Palace Hotel.

As fotos falam por si

Palácio Presidencial – Qasr Al Watan

É a sede do governo do Emirado. Ninguém vive no Palácio. Este só é usado para a governação do País e serve de palco para recepção de líderes mundiais.

Entrada Qasr Al Watan

Vejamos o Grande Hall. Magnífico!

Great Hall
Cúpula

De seguida, a sala de reuniões

Sala de reuniões

Salão de Banquetes

Salão de conferências

Mais fotos do Palácio

Recomendo a visita se passar por Abu Dhabi.

De seguida caminhei umas centenas de metros e entrei no Emirates Palace onde tirei estas fotos

Emirates Palace

Abu Dhabi

Como tenho dificuldade em dormir em aviões, decidi voltar ao Hotel para descansar e usufruir da piscina.

Ao final da tarde fui dar uma volta até à corniche.

Tirei esta foto da mesquita no meio dos arranha-céus. É arrepiante ouvir o eco das chamadas paras as orações.

Mesquita
Louvre Abu Dhabi

No dia seguinte, antes de embarcar, visitei o museu do Louvre

O Louvre Abu Dhabi é um museu dedicado à evolução da Humanidade desde as primeiras aldeias até ao nosso tempo.

Louvre

E ao fundo, o MSC Belíssima para onde segui após ter ido buscar a mala ao Hotel

Sir Bani Yas Island e dia de navegação

No dia seguinte o navio parou em Sir Bani Yas Island onde tomei banho no mar e aproveite a praia.

Sir Bani Yas Island é uma praia com muitas pedras e a areia é dura.

Para entrar na água, tem que se pisar muitas pedras mas depois de entrar há trechos onde só tem areia. A água tem uma cor esverdeada e a temperatura é óptima. Se o corpo estiver quente, a água pode parecer fria, mas refresque-se um pouco e habitua-se. Um mergulho e fica logo ambientado(a).

No dia 3, foi dia de navegação.

Dia 4, paragem no Bahrein. Fica para o próximo artigo

Boas viagens flutuantes 🙂

Acompanhe o blog no Facebook e Instagram.