Dia de embarque – conselhos e dicas

Embarque

Dia de embarque

O dia de embarque é o dia que mais gostamos já que é o dia em que iniciamos um cruzeiro. Concorda?

Só aquela fase em que estamos na fila de check-in (e o exercício de emergência) é que é um pouco chato, mas é inevitável 🙂

O dia de embarque é um dia que deve ser aproveitado ao máximo. E como?

Seguindo as dicas:

  • Chegue cedo

Procure fazer o check-in durante a manhã do dia de embarque. A partir das 10 ou 11 horas, máximo 12 horas, já é possível embarcar no navio.

Embarque
Fila para o Check-in

Poderá almoçar cedo e evita as horas de maior congestionamento (princípio da tarde) no check-in e nos elevadores do navio.

Chegar cedo permite dar uma volta completa ao navio quando há menos movimento e ficar com uma noção completa do que é que o navio tem para oferecer.

  • Documentos a apresentar

Passaporte, documentação de embarque e cartão de crédito não podem faltar no momento do check-in. Não se esqueça deles no hotel onde passou a noite antes de embarcar ou no carro no parque de estacionamento de longa duração.

Se não tiver cartão de crédito (má ideia!) terá que ter pelo menos 300 euros para dar como caução para despesas a bordo no momento do check-in. O que não gastar será devolvido no final do cruzeiro.

O valor da caução varia de companhia para companhia

  • Bagagem etiquetada

Na documentação do navio, existe um papel que deverá recortar para etiquetar a sua bagagem que será entregue aos serviços no cais que despacham a bagagem para o navio enquanto faz o check-in. Não colocar essa etiqueta significa correr o risco de a bagagem ficar no armazém no cais e só a ver no dia de desembarque.

A sua mala ainda vai demorar a chegar a sua cabine pelo que convém ter uma muda de roupa na bagagem de mão. Pelo menos seus calções de banho se quiser ir para a piscina.

  • Verificar sua cabine
Dia de Embarque
Camarote com varanda

Quando entrar a bordo do navio, dirija-se de imediato à sua cabine para saber onde ela está localizada e onde se encontram as escadas e o elevador mais próximos.

Se a cabine estiver pronta, pode já deixar a sua bagagem de mão e os documentos mais importantes no cofre.

Aproveite para conhecer o(a) camareiro (a), pondo o seu melhor sorriso. Procure fixar o nome dele(a). Se quiser também pode dar-lhe uma gorjeta logo nessa altura. Tal poderá garantir um óptimo serviço da parte do camareiro(a) durante a sua viagem.

  • Almoço

Em vez de almoçar no Buffet, almoce num dos restaurantes principais. Estará decerto menos gente. O dia de embarque é o pior dia para almoçar no Buffet já que quase toda a gente embarca e vai directa para o buffet.

  • Diário de Bordo
Diário de Bordo
Diário de Bordo

Aproveite o almoço para ler o diário de bordo com sua família ou companhia e, com um marcador “highlighter”, assinale os eventos que não quer perder nesse dia. Os navios da Royal Caribbean e da Norwegian, por exemplo, têm vários eventos em simultâneo mesmo no dia de embarque.

  • Conheça o navio

Aproveite o dia de embarque para conhecer todos os cantos do navio por maior que ele seja. Tal vai permitir saber, quando precisa, o caminho mais rápido para o local ou evento onde pretende ir durante o seu cruzeiro.

  • Marque sessões de SPA ou jantar de especialidade
Dia de embarque
SPA

Existem promoções no dia de embarque para tratamentos no SPA. Pode ser o melhor dia de todo o cruzeiro para usufruir do SPA. Outro dia é quando toda a gente saiu do navio para excursões e ficou você e uns quantos no navio só para si. Mas presumo que não faz cruzeiros só para ficar no navio pelo que fica a dica.

Em vários navios de cruzeiros, especialmente nos mais modernos, existem restaurantes de especialidade (Teppaniaki, Sushi, Johnny Rockets, Le Bistro, Moderno Churrascaria, Jaime Oliver, etc) que cobram um suplemento para quem pretende jantar nos mesmos. Aproveite o dia de embarque pois está menos cheio e podem haver descontos.

  • Exercício de emergência
Dia de embarque
A parte mais aborrecida mas necessária de um cruzeiro… zzzzzzzz

Normalmente no dia de embarque

É chato, mas não pode fugir a ele pois é obrigatório e há controle.

Deixo para o final o conselho mais importante:

  • CHEGAR NA VÉSPERA DO DIA DE EMBARQUE

Conselho em CAPS LOCK propositado. Nunca mas nunca viaje de avião na manhã do dia de embarque. Se há atrasos ou cancelamento de vôos, está tudo estragado!

Mesmo de carro. Se vem do Porto para Lisboa, venha na véspera e fique num hotel perto do terminal. E se o carro avaria ou a Auto estrada é cortada devido a grande acidente? Não vale a pena. Gaste mais uns euros e tenha um dia de embarque totalmente relaxado.

Espero que estas dicas tenham sido valiosas para si. Se tiver mais alguma dica, escreva nos comentários abaixo

Boas viagens flutuantes 🙂

Pedro Monteiro

Siga-me nas redes sociais
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.