Os 12 maiores erros na planificação e realização de um cruzeiro

Os 12 maiores erros na planificação e realização de um cruzeiro.

 

  • Erro nº 1

Chegar ao destino no próprio dia da partida do Navio

Um dos grandes erros.

Não há nada pior do que perder o início de um cruzeiro só porque quis poupar uma noite de hotel na véspera do embarque.

Mais vale ir para o destino no dia anterior, ter uma noite descansada e ir para o porto de embarque com todo o tempo do mundo.

Por exemplo: Se embarcar em Warnemunde, passe um dia ou dois em Berlim e apanhe um comboio na manhã do dia do embarque bem cedo para Warnemunde – viagem de 3 horas. Ao meio dia estará em Warnemunde (leia meu cruzeiro no Báltico)

 

  • Erro nº 2

Não fazer um orçamento para o cruzeiro

Outro dos grandes erros.

Quando adquire um cruzeiro, há gastos adicionais à tarifa do cruzeiro que tem que ter em conta (vou presumir que contou com as passagens aéreas):

– Estadia em hotel

– gastos locais pré e pós cruzeiro

– excursões

– transferes

Etc

Veja este artigo sobre como orçamentar um cruzeiro

 

  • Erro nº 3

Não utilizar o crédito a bordo

A companhia de cruzeiros oferece um valor X de “On Board Credit”.

Aproveite para comprar um perfume ou uma excursão ou mesmo bebidas se não tiver pacote incluído. Use-o!

 

  • Erro nº 4

Não levar roupa adequada

Há cruzeiros com noites de gala. Leve pelo menos um vestido e uns sapatos a condizer (ela) e ele deve levar um blazer e umas calças de sarja pelo menos.

Leve sempre uma camisa branca e umas calças claras. Todos os cruzeiros têm a chamada “Noite Branca”

 

  • Erro nº 5

Não controlar os gastos a bordo

Imagine que adquiriu um cruzeiro sem pacote de bebidas incluído ou pacote de jantares em restaurantes de especialidade.

Se começar a beber com alguma frequência e jantar nesses restaurantes, a conta a bordo vai-se acumular podendo mesmo chegar aos 4 dígitos especialmente se jogar no casino ou fizer compras nas lojas.

Uma bebida de vinho a copo pode custar 13 dólares ou 10 euros; um café 1,50 euros; um sumo 2,50 euros. Comece a somar e a multiplicar. Pode assustar….

A maioria das companhias têm agora uma aplicação para o smartphone que permite saber o valor da sua conta a bordo a todo o momento. Em alternativa, tem um canal na televisão do seu quarto para o efeito.

Faça um orçamento diário de gastos a bordo.

 

  • Erro nº 6

Não levar uma muda de roupa ou estojo de higiene básico na mala de mão.

Imagine que, por algum motivo, a mala de porão se extravia. Não tem estojo de higiene ou muda de roupa para o dia seguinte. Pois…

Confesso que cometo este erro, porque vou sempre com dois dias de antecedência para o destino da partida do navio e porque não gosto de ir “carregado” na mochila. Confio nas companhias aéreas e também sei que terei direito a uma compensação monetária em caso de atraso da mala superior a 6 horas (salvo erro). Mas um dia sujeito-me a que isto me aconteça…

 

  • Erro nº 7

Não conferir a metereologia na véspera de partir em viagem.

Mais um dos grandes erros

Hoje em dia é possível saber online o estado do tempo para os 15 dias seguintes.

Não conferir é um erro que pode ter consequências desagradáveis. Imagine que faz um cruzeiro no Mediterrâneo Ocidental em Maio e apanha chuva ou algum frio no sul de França. Não trouxe um casaco ou kispo ou uma camisola, ou mesmo um impermeável? Não é agradável.

Confira sempre o tempo para saber o que meter na mala.

 

  • Erro nº 8

Não fazer uma checklist do que levar para o cruzeiro

Faz um cruzeiro nas caraíbas. Ao chegar ao destino lembra-se: não trouxe o protetor solar e o equipamento de snorkel. Lá terá que gastar o dobro ou triplo para ter estes bens.

Fazer uma checklist de tudo o que levar para o cruzeiro dá-lhe a garantia de que não esquecerá de nada.

Faça também uma checklist dos documentos críticos como por exemplo: Passaporte, documentação do cruzeiro, documentação dos voos, cópias dos cartões de créditos, cópia do passaporte, cartão europeu de doença (aplicável aos que vivem na União Europeia), cópia da apólice de seguro de viagem. Coloque tudo numa bolsa.

Eu pessoalmente imprimo todos os documentos que me vão chegando por mail e coloco na bolsa que tenho para o efeito mesmo que faltem mais de 15 dias para iniciar o cruzeiro. Confiro e reconfirmo tudo na véspera de partir, fecho a bolsa e coloco-a na bagagem de mão

DICA EXTRA: se levar passaporte, deixe o cartão de cidadão em casa. Não precisa dele, mesmo na União Europeia. Não corre o risco de o perder ou de ser roubado.

 

  • Erro nº 9

Não levar medicamentos básicos

Leve sempre medicamentos para dores de cabeça, diarreia e aqueles que necessita de tomar. Se se esquecer, terá que comprar localmente a um preço bem mais elevado. Medicamentos para o enjoo podem ser fornecidos pelo navio gratuitamente.

 

  • Erro nº 10

Não informar o Banco de que vai para o estrangeiro.

Outro dos maiores erros.

Está na China, vai a um ATM para levantar o dinheiro e o cartão fica bloqueado. Terá que ligar para o seu Banco para desbloquear a situação, gastando uma boa maquia em comunicações, quando bastava ter informado de antemão de que iria estar na China, Japão, Vietnam nos dias X e Y (sim, informe o percurso todo ao seu Banco para seu bem)

 

  • Erro nº 11

Não desactivar os dados móveis do seu telemóvel

O seu telemóvel está constantemente a receber dados mesmo que não dê por isso. Tenha em conta que tem um pacote de dados móveis limitado. Verifique se as actualizações automáticas estão configuradas para descarregar mesmo com os dados móveis. Se for o caso, desactive para seu bem, pois esses descarregamentos consomem muito do seu pacote de dados.

Agora imagine o que é ter os dados móveis activados em alto mar com ligação satélite. Mais grave se torna se tiver as actualizações activadas.

Quando voltar a casa e receber a factura das telecomunicações, a conta vai ser bem salgada.

 

  • Erro nº 12

Não reservar excursões, espectáculos e jantares antes de sair de casa

Companhias como a Royal Caribbean e a Norwegian funcionam muito com base na reserva de mesas para jantar e espectáculos, pelo que se não o fizer com antecedência, corre o risco de não haver vaga para o espectáculo que queria ver ou aquele restaurante de especialidade que queria ir.

Quanto às excursões, as vagas são sempre limitadas em todas as companhias pelo que, se pretende ir mesmo àquela excursão, reserve o lugar o quanto antes.

 

Planificação e organização atempada evitam estes erros e evita que diga a expressão que abaixo se segue quando dá conta do erro cometido:

Os 10 maiores erros na planificação e realização de um cruzeiro
Fonte: Zulmira Beato (obrigado 😊)

Boas viagens flutuantes 😊

Acompanhe o blog no Facebook e Instagram.

Pedro Monteiro

 

Siga-me nas redes sociais
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.