Ovation of the Seas – Cruzeiro Sudeste Asiático

Ovation

Ovation of the Seas

Naveguei no navio da Royal Caribbean Ovation of the Seas no cruzeiro no Sudeste Asiático em Outubro de 2018, começando em Pequim, passando por Okinawa, Taipei, Hong Kong, Vietnam e terminando em Singapura

Foi a primeira experiência na Royal Caribbean. Uma experiência agradável no Ovation of the Seas, um navio da classe Quantum.

O Ovation of the Seas tem:

  • 18 conveses
  • uma tonelagem de 168.666
  • capacidade para 4.180 passageiros
  • 2091 cabines

O cruzeiro onde fui, foi um cruzeiro em que a maioria dos passageiros era “ocidental”, com americanos, ingleses, canadenses, alemães, australianos e neo-zelandeses e europeus, como pode ver no mapa que se segue

Nacionalidades dos passageiros presentes no cruzeiro (FONTE: RCL Ovation)

CITIZENSHIP TOTAL
AUS 578
AUT 58
BEL 5
BHR 2
BHS 2
BRA 83
BRB 1
CAN 168
CHE 83
CHN 311
COL 3
CRI 2
CYP 2
CZE 12
DEU 484
DNK 6
ECU 2
EGY 2
ESP 9
FIN 5
FRA 5
GBR 1147
GEO 3
GRC 3
HKG 3
HND 4
HUN 14
IDN 17
IND 4
IRL 29
ISL 10
ISR 38
ITA 21
JPN 2
KOR 18
LTU 7
LUX 7
LVA 4
MEX 18
MLT 11
MUS 8
MYS 17
NLD 13
NOR 26
NZL 58
OMN 4
PHL 8
POL 63
PRT 6
ROU 6
RUS 26
SGP 94
SVK 5
SVN 2
SWE 10
THA 1
TWN 6
UKR 2
USA 491
VEN 6
ZAF 7
Grand Total 4042

Pelas informações que obtive, desde Abril de 2018 que a grande maioria dos passageiros era chinesa. A oferta de alimentação e espectáculos era orientada para os mesmos até ao presente cruzeiro .

Restauração

No início do cruzeiro notou-se que a tripulação do Ovation of the Seas estava um pouco “formatada” para os chineses. Por exemplo, na segunda noite no restaurante ao jantar serviram-me água quente e depois de reclamar, água morna e à terceira é que me serviram água à temperatura ambiente. Os chineses gostam de água morna ou quente… cada um tem os seus hábitos, mas água que não seja fresca ou à temperatura ambiente, é intragável na minha opinião.

A qualidade da comida (sabor) nos primeiros dias deixava um pouco a desejar especialmente ao jantar, mas rapidamente e ao longo dos dias, melhorou imenso. O bife wellington no penúltimo jantar estava divinal.

O Windjammer Buffet estava bom.

As pizzas do Sorrento’s eram excelentes.

Serviço e profissionalismo da tripulação com quem interagi no que respeita a restauração foi irrepreensível. O problema derivado do facto de na primeira noite me terem colocado numa mesa sozinho foi rapidamente tratado e na noite seguinte, tive companhia.

De 1 a 5 estrelas, dou 4 estrelas a este item.

Espectáculos

Aqui foi onde a Royal falhou mais.

Adorei o Pixels! Dos melhores espectáculos que já vi em cruzeiros. E as mulheres eram belíssimas. Tive a oportunidade de conhecer algumas delas na última noite no Music Hall

Gostei imenso do Jonathan Clark. Um óptimo comediante! Imitava na perfeição vários políticos e celebridades. Penso que tem um show residente em Las Vegas.

Gostei imenso de um concerto no Music Hall na última noite. Duas guitarristas asiáticas que tocavam e cantavam temas musicais famosos e o faziam muito bem a ponto de as pessoas quererem sempre mais.

Silent Disco – uma experiência única. Uma discoteca silenciosa e só se ouvia música nos auscultadores. Veja o vídeo

De resto, havia muita “stand-up comedy” sem tanta graça como a do Jonathan e não havia espectáculos de grande qualidade. Penso que aqui não se conseguiu uma performance “à Royal Caribbean” pelo facto de terem tido clientela chinesa nos meses anteriores… Parece que não, mas influencia bastante quando se muda de repente para um um outro “target” de clientes.

Dou 3 estrelas de nota.

Entretenimento

Experimentei o Skydiving (RipCord), Flowrider (simulador de Surf e bodyboard), Patins (uiii.. as minhas costas – se não percebeu, leia meu artigo), North Star e carros de choque. Gostei imenso.

Ovation
Carros de choque no Seaplex
Ovation
North Star
Ovation
FlowRider

Pode ver vídeos sobre as minhas experiências no meu canal do YouTube

Nota 5.

Bares

Meu bar preferido, bem como o meu local de eleição no Ovation era o Two70. Na popa do navio, ocupava dois conveses. A vista para o mar era fantástica e foi onde eu escrevi os artigos deste cruzeiro ao longo dos dias. Adorei ver o rasto que o navio deixava no mar

Ovation
Two70
Ovation
Navegando
Ovation
Two70 – Popa do Ovation

Outro bar que gostei foi o Vintages pelo ambiente. À noite cheguei a sentar-me nas boas cadeiras que o bar tem para escrever no blog.

Music Hall com muito bom ambiente especialmente à noite depois do jantar. O espectáculo da última noite foi óptimo conforme já acima referido.

Bionic Bar – incontornável

Ovation
Bionic Bar

Veja o robot a servir uma bebida

Nada a apontar – 5 estrelas!

Promenade

A promenade é bonita de se ver. Lojas, bares e restaurantes nos dois pisos.

Ovation
Promenade

Quarto – cabine 10630

Uma cabine individual. Marcando bem cedo consegue um preço excelente! Esgota rapidamente. Reservei o cruzeiro em Setembro de 2o17 (13 meses antes)

Adorei a Janela Virtual!

Ovation
Cabine 10630

Janela Virtual

Uma ideia fantástica da Royal Caribbean!

Consiste numa televisão colocada de forma invertida e ligada a uma câmara de vídeo orientada para o exterior, neste caso a estibordo (pena não estar a bombordo no caso da minha cabine…)

Veja algumas fotos

Ovation
Hong Kong
Ovation
Hong Kong

Ovation
Taipei… penso eu
Ovation
Chuva
Ovation
mar encrespado
Ovation
Não.. não está mal tirada. Céu com muitas nuvens
Ovation
Barquinho de pesca
Ovation
Janela Virtual

Agradecimentos

Deixo uma última palavra para a Melair e para a Royal Caribbean UK por me terem proporcionado uma entrevista com o capitão Flemming Nielsen e o director de Hotel Michael Rasmussen que pode ler aqui. Uma palavra de apreço à Group Coordinator Marla Baybay do Ovation of the Seas no cruzeiro por ter sido a ponte entre mim, o capitão e o director de hotel.

O director Michael Rasmussen já acompanha o blog no Facebook. E você? Aproveite e siga o blog no Instagram

Boas viagens flutuantes 🙂

Pedro Monteiro

Siga-me nas redes sociais
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.