Seguro de Viagem – o que deve ter ao conta ao escolher um

Norwegian Getaway

Seguro de Viagem

O Seguro de Viagem é uma despesa importante e necessária sempre que viaja. Não há nada pior do que ter um problema de saúde, precisar de ser transportado por helicóptero para um hospital, pagar este transporte e os cuidados médicos do seu bolso.

Que factores deve ter em conta ao contratar um seguro de viagem?

  • Coberturas e capitais – deve ser o mais abrangente possível especialmente se viajar para fora da União Europeia. Na União Europeia pode utilizar o cartão Europeu de Doença que pode ser obtido aqui mas sem abdicar de um seguro de viagem que tem coberturas que o Cartão Europeu obviamente não tem.
  • Preço – não deve ser o factor mais importante na escolha de um seguro em detrimento das coberturas e capitais, mas deve-se procurar um seguro adequado para o local onde vai estar e a um preço mais baixo possível. Sendo Português, na Europa não precisa de um seguro com coberturas médicas com capitais muito elevados ao contrário do que se for aos EUA ou Brasil.

Coberturas indispensáveis num seguro de viagem

  • Morte e Invalidez por acidente – todas as seguradoras têm esta cobertura mas o capital varia de seguradora para seguradora
  • Responsabilidade Civil – nem todas têm, mas se causar estragos de forma involuntária, este cobertura pode ser accionada. Atenção que não inclui condução de veículos
  • Despesas de tratamento em caso de acidente – todas as seguradoras têm esta cobertura, mas o capital varia de seguradora para seguradora e funciona no regime de reembolso (paga e depois é reembolsada)
  • Despesas de tratamento em caso de doença – talvez a cobertura mais usada. Incluído na assistência em viagem. Normalmente contacta-se a linha de assistência da seguradora e a mesma encaminha o segurado para a unidade de saúde mais próxima ou envia o médico ao hotel por exemplo. Tenha o cuidado de contratar o capital mais elevado possível.
  • Repatriamento – incluído em todos os seguros de viagem, mas confirme
  • Perda, Roubo ou extravio de bagagem – incluído em todas as seguradoras mas os capitais podem variar. Tenha sempre o cuidado de pedir um documento comprovativo junto dos serviços do aeroporto para comprovar o sinistro. Sem esse documento, a seguradora não assume as responsabilidades inerentes ao contrato de seguro.
  • Atraso de Bagagem – mesma situação da cobertura anterior
  • Gastos de Cancelamento – cobertura muito importante e que normalmente não está incluído nos seguros de preço mais baixo. Caso tenha que cancelar a sua viagem, pode ser reembolsado das despesas já efectuadas. Os motivos aceites pelas seguradoras são: um acidente que impeça fisicamente de viajar, morte de familiar, convocatória de tribunal como testemunha entre outros. Verifique as condições de cancelamento junto da seguradora.

O melhor conselho que posso dar, na qualidade de mediador de seguros, é:

  • contratar o seguro mais completo possível. A diferença de preços entre um seguro Base e Top é pequena, mas a diferença de coberturas e capitais é muito grande.

Um seguro de viagem que recomendo é o do World Nomads, podendo pedir cotação aqui ou então no quotizador que vê nesta página na lateral (computadores) ou mais abaixo (telemóveis)

Mais informação sobre seguros de viagem no meu blog de seguros:

Vai viajar? Contrate um seguro de viagem

Como utilizar a assistência em viagem do seguro automovel caso se magoe nas férias

Como proceder em caso de acidente ou doença em viagem ao estrangeiro

Boas Viagens Flutuantes 🙂

Acompanhe o blog no Facebook e Instagram.

Pedro Monteiro

 

 

 

Siga-me nas redes sociais
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.