Terminal de Cruzeiros de Kiel

Terminal de Cruzeiros de Kiel

O terminal de Cruzeiros de Kiel, Alemanha, é um dos maiores terminais de cruzeiros do Norte da Europa. Para quem pretende ir à Noruega ou visitar as capitais bálticas, Kiel é o terminal de cruzeiros de onde partem grande parte dos cruzeiros para essas zonas.  Os outros terminais para cruzeiros que servem o Norte da Europa são Copenhaga e Warnemunde, essencialmente.

O porto de Kiel é um porto de água profunda de tal forma que grandes cargueiros também usam o Porto para descarregar mercadoria. O porto é de tal forma enorme que, a primeira vez que lá fui, tive que apanhar um autocarro junto à estação de caminhos de ferro e o próprio porto e viajar cerca de 15/20 minutos até perto da entrada do terminal (Ostuferhafen – imagem abaixo) onde estava o navio MSC Música. Leia aqui a história

Terminal de Cruzeiros de Kiel
Terminal de Cruzeiros de Kiel. Photo taken by Peter Luhr and property of Port of Kiel

Há vários terminais no Porto como pode ver na foto acima.

Ferrys para a Suécia para o porto de Gotemburgo. Fica em frente à estação de caminhos de ferro Kiel Hbf

Ferrys para a Noruega. No Verão, navios de cruzeiro podem atracar aqui.

Terminal de navios de cruzeiro. Fica a cerca de 1 km da estação de comboios.

Serve a Russia e Estados Bálticos. Também funciona para cargueiros. Navios de cruzeiros atracam no terminal apropriado para os mesmos – “Cruise Berth nº 1

Os navios de cruzeiros não param aqui, à partida. É destinado a cargueiros e navios de porte mais pequeno que naveguem mais para o interior da Alemanha.

Terminal orientado para cargueiros

Como chegar ao porto de Kiel?

Do aeroporto de Hamburgo, pode ir de táxi, mas não recomendo por ser muito caro face a outras opções. Pode optar pelo Kielius Shuttle que custa 18 euros e em duas horas está em Kiel. Mais informação aqui

Comboio

Se optar pelo comboio, utilize a DB-Bahn e compre o bilhete online com reserva de lugar. A razão porque recomendo desta forma é que ao fim de semana ou vésperas de feriados os comboios estão cheios. Viagem dura pouco mais de uma hora.

Deverá seleccionar “Hamburg Hbf” como ponto de partida e “Kiel Hbf” como destino final.

Chegando à estação de Kiel, saia da estação e em frente tem o porto de Kiel e o terminal Schwedenkai

Possivelmente o seu navio pode estar no terminal Ostseekai. Nesse caso pode ir a pé, saindo da estação de comboios. Atravesse a rua e siga pela esquerda no caminho pedonal. Cerca de 1 km à frente aparece o terminal. Se tiver muitas malas, apanhe um táxi. Pode descarregar um plano do terminal aqui

O terminal Norwegenkai encontra-se a seguir ao terminal Schwedenkai depois de atravessar uma ponte pedestre de nome “Hornebrucke”. Saia da estação de comboios e vire à direita depois de atravessar a rua. Há-de aparecer a ponte. Atravesse-a e está no terminal.

O terminal Ostuferhafen é o terminal mais afastado.

Conselhos

Se o seu navio estiver aqui atracado e se vier da estação de comboios, apanhe um táxi, transfer do navio de cruzeiros, caso haja, ou o autocarro nº 11 (Mapa da rede de autocarros em Kiel) e saia em Dietrichsdorf ou pode apanhar o 60S e sair em Schwentinestrasse.

Se tiver dificuldade em encontrar as estações e as linhas 11 e 60S, veja a foto acima com o mapa do Porto onde encontra ao fundo Ostuferhafen e não terá dificuldade em localizar no mapa da rede de autocarros a dita zona.

Face à dimensão deste porto, recomendo vivamente que se certifique onde é que o navio vai ficar atracado ANTES de partir para as suas férias. Pergunte à companhia de cruzeiros ou ao seu agente de viagens.

Calendário de escala de navios nos terminais

Saiba que navios vão atracar e em que data clicando aqui

 

Caso encontre alguma incorreção ou omissão, agradeço que envie mail.

Agradeço, desde já, a atenção.

Boas viagens flutuantes 🙂

Pedro Monteiro

 

Social Share Buttons and Icons powered by Ultimatelysocial